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Biblioteca do Lorde Gaimann – Iniciativa 4e

Iniciativa 4e

Olá caros leitores, chegamos na 5º iniciativa e o tema de hoje é Livros. Procurei fazer meu artigo inspirado no dungeon delve, mas está sem o mapa (não consegui achar um bacana xD) e sem muito background. Aproveite para criar e usar o que quiser, além de que todo o conjunto dessa iniciativa ficará muito bom em uma aventura. Aproveite e divirta-se!.

A Torre de Gaimann

Situada dentro de sua gigantesca torre na sombria Floresta das Noites Insones, simultaneamente entre os planos da Agrestia das Fadas e o mundo natural. É dito que a mera presença da maldição de Gaimann distorceu toda a fauna e flora da região, levando-a uma vida de decadência e selvageria.

Sua biblioteca contém um dos maiores acervos de informações sobre muitos dos segredos do universo, e de muito valioso poder. É especulado que dentro de sua biblioteca, assim como sua torre, criaturas e perigos terríveis aguardam aqueles que ousarem desbravá-la. Lorde Gaimann nunca mais fora visto desde a última era, muitos dizem que ele fora amaldiçoado para viver preso em sua torre eternamente.Iniciativa 4e

A Biblioteca de Gaimann

É uma enorme camâra com dois andares e inúmeras estantes de livros, grimórios e pergaminhos. Para sua conveniência, pode colocá-la como uma ruína ou perfeitamente intacta. Na biblioteca possuem vários guardiões e armadilhas. É dito que os próprios livros estão vivos, possuindo resquícios da mente de seu lorde e que guardiões de ferro e pedra protegem o lugar. Uma coisa que aventureiros destemidos descubrirão ao investigar o lugar não será apenas criaturas, mas que qualquer livro pode ser altamente perigoso.Esta masmorra é para personagens de nível 8 a 10. Os encontros e características do lugar então a seguir, assim como sugestões de como usá-la.

Novos Monstros

Zumbi Arcano

Zumbis arcanos são mortos-vivos imbuídos e mumificados com pergaminhos mágicos, possibilitando-os a conjuração de magias. Eles possuem o mínimo de inteligência suficiente para usar estratégias em combate e conjurar magias.

Zumbi dos Punhos Mágicos                Escaramuçador de Nível 7
Humanóide natural médio (morto-vivo)                              XP 300

Iniciativa +8             Sentidos Percepção +12; visão no escuro
PV 76; Sangrando 38
CA 21; Fortitude 20, Reflexos 18, Vontade 20
Imunidade doença, veneno; Resistência 10 necrótico; Vulnerabilidade 5 radiante; veja também fragilidade zumbi
Deslocamento 6
c – Pancada Arcana (padrão; sem limite) ♦ Energia
+12 vs. CA; 2d6+5 dano de energia, e o zumbi dos punhos arcanos pode ajustar 1 quadrado.
C – Ataque Atordoante (padrão; sem limite) ♦ Energia
Apenas se possuir vantagem em combate; +10 vs. Fortitude; 2d8+5 dano de energia e o alvo recebe uma penalidade de -2 no seu próximo ataque.
Ligação Mágica (mínima; sem limite) ♦ Energia
O zumbi dos punhos arcanos perde 5 PVs para conceder um bônus de energia +2 no próximo ataque e dano de um aliado a 2 quadrados.
R – Suicídio (livre) ♦ Energia
Quando o zumbi dos punhos arcanos tiver 19 PVs, ele pode provocar uma explosão de energia mágica destruindo a si mesmo. A explosão causa 3d10+5 de dano e alcance de explosão restrita 1.
Fragilidade Zumbi
Um acerto crítico obtido contra o zumbi dos punhos arcanos reduz o zumbi a 0 PVs.
Tendência Indiferente Idiomas
For 20 (+8) Des 17 (+6) Sab 18 (+7)
Con 15 (+5) Int 5 (+0) Car 6 (+1)

Táticas do Zumbi dos Punhos Arcanos

O zumbi dos punhos arcanos preferencialmente age em conjunto com alguma outra criatura para se beneficiar de seu ataque atordoante. Geralmente quando algum de seus aliados está tendo dificuldades, ele usa sua ligação arcana para auxílio, e normalmente quando está preste a morrer, o zumbi dos punhos arcanos usa suicídio para tentar matar seus oponentes. Os pergaminhos mágicos no corpo do zumbi se desfazem em cinzas e não podem ser reaproveitados como resíduo.

Zumbi Arcanista                                                     Artilheiro de Nível 7
Humanóide natural médio (morto-vivo)                            XP 300

Iniciativa +8               Sentidos Percepção +6; visão no escuro
PV 64; Sangrando 38
CA 19; Fortitude 32, Reflexos 20, Vontade 20
Imunidade doença, veneno; Resistência 10 necrótico; Vulnerabilidade 5 radiante
Deslocamento 5
c – Livrada (padrão; sem limite) ♦ Elétrico
+12 vs. CA; 1d8+5 dano elétrico e o alvo concede vantagem de combate contra todos os inimigos do encontro até o fim do próximo turno do zumbi arcanista.
D – Rajada Fantasmagórica (padrão; sem limite) ♦ Necrótico, Elétrico
Distãncia 10; +12 vs. Vontade; 2d8+5 dano elétrico e de energia, e o alvo fica pasmado até ofim do turno do zumbi arcanista.
D – Derrubão Arcano (padrão; recarga 4/5/6) ♦ Energia
+12 vs. Reflexos; 3d8+5 dano de energia e o alvo cai no chão.
R – Chamas da Morte (mínimo; encontro) ♦ Flamejante
Após um ataque bem sucedido, o zumbi arcanista pode fazer seu alvo entrar em combustão, causando dano contínuo 5 Flamejante (TR encerra).
Ligação Mágica (mínima; sem limite) ♦ Energia
O zumbi dos punhos arcanos perde 5 PVs para conceder um bônus de energia +2 no próximo ataque e dano de um aliado a 2 quadrados.
Tendência Indiferente Idiomas
For 15 Des 20 Sab 17
Con 16 Int 7 Car 7

Táticas do Zumbi Arcanista

O zumbi arcanista preferencialmente ataca os adversários que estiverem próximos a seus aliados, concedendo-os vantagens de combate. Ele procura usar chamas da morte no adversário que aparentar ser mais poderoso ou que estiver dando muitos problemas para seus aliados. Quando necessário, o zumbi arcanista cede 5 PVs para facilitar os ataques de seus aliados em algum oponente muito forte. O livro que o zumbi carrega é usado para canalizar suas magias e ele se desfaz em cinzas quando o zumbi é morto.

Elemental de Livros

Livros animados através de complicados rituais mágicos. Eles são ferozes e avançam sobre seus inimigos. O elemental de livros possui vários ataques que incapacitam seus oponentes. Eles normalmente protegem as câmaras importantes de conjuradores em conjunto de golens e similares.

Elemental de Livros                               Controlador de Nível 10
Animado grande                                                                               XP 500

Iniciativa +11                Sentidos Percepção +10; visão no escuro
PV 108; Sangrando 54
CA 24; Fortitude 23, Reflexos 25, Vontade 22
Imunidade doença, veneno, movimento forçado de ataques corporais e à distância; Resistência 5 ataques corporais e à distância; Vulnerabilidade 5 Flamejante; veja também vulnerabilidade aleatória.
Deslocamento voo 8 (pairar)
c – Livrada (padrão; sem limite)
Alcance 2; +13 vs. Reflexos; 2d6+5 dano e o alvo cai no chão.
D – Raio Mágico (padrão; sem limite) ♦ Veja Abaixo
Distãncia 10; +12 vs. Reflexos; 3d8 dano e o alvo fica sobre o efeito correspondente a seguir. Antes de rolar o ataque, role 1d6 ou escolha o tipo de dano a seguir:
1 Flamejante – dano contínuo flamejante 5 (TR encerra).
2 Elétrico – alvo fica imobilizado até o fim do próximo turno do elemental de livros.
3 Congelante – alvo fica lento (TR encerra).
4 Energia – alvo fica pasmado (TR encerra).
5 Radiante – alvo fica cego até o fim do próximo turno do elemental de livros.
6 Necrótico – alvo fica enfraquecido (TR encerra).
R – Tufão Destruidor (padrão; sustentar mínima; recarga 5/6) ♦ Energia
Explosão restrita 2; +13 vs. CA; 4d8+5 dano de energia e cria uma zona que ocupa todos os blocos do elemental de livros e 2 blocos em explosão até o fim de seu próximo turno. Enquanto estiver sustentando a zona, causará 2d6 dano em criaturas que Iniciem seu turno ou entrem na zona.
A – Bola de Fogo (padrão; recarga 6) ♦ Flamejante
Explosão de área 3 dentro de 10 quadrados; +12 vs. Reflexos; 3d6+5 e dano contínuo 5 flamejante (TR encerra).
Livrada Oportuna (imediata interrupta)
Os quadrados do elemental de livros podem ser ultrapassados. Caso ocorra, ele pode usar uma ação imediata interrupta em alvos que entrarem ou iniciarem seu turno dentro do elemental de livros, causando 2d6+5 de dano.
Vulnerabilidade Aleatória
Após cada ataque do raio mágico, o elemental recebe vulnerabilidade 5 contra o tipo de dano que ele usou em seu ataque além da vulnerabilidade fixa. Caso o tipo de ataque tenha sido Flamejante, sua vulnerabilidade ficará 10 e não 5.
Tendência Indiferente Idiomas
For 16 (+9) Des 23 (+12) Sab 18 (+10)
Con 20 (+11) Int 6 (+4) Car 7 (+4)

Táticas do Elemental de Livros

O elemental de livros procura ir para cima do maior número de adversários que puder, aproveitando sua livrada e pancada oportuna, além do tufão destruidor. O elemental de livros aproveita o uso da bola de fogo logo no início do encontro, a menos que não consiga atingir muitos oponentes, reservando para quando houver oportunidade.

Nova Armadilha

Livro Explosivo                                  Blaster Lacaio de Nível 5
Armadilha                                                                                       XP 50

Um livro chama sua atenção, ele possui uma capa de couro e alguns detalhes, um livro comum. Quando você o abre e começa a ler suas frases, o livro explode, engolindo-o em chamas mágicas.
Armadilha: O livro possui um ritual conjurado para fazê-lo explodir quando alguém abre e começa a ler seu conteúdo, seja mentalmente ou recitando suas palavras. Aproveite para usá-lo como parte de algum enigma ou como obstáculo quando os jogadores precisam pesquisar alguma informação.
Arcanismo
• CD 20: O personagem percebe a emanação mágica do livro.
Intuição
• CD 25: O personagem chega a conclusão que há algo estranho no livro, sentido alguma espécie de vibrações negativas advindas dele.
Gatilho
Quando alguém abre e começa a ler as palavras do livro, seja mentalmente ou recitando.
Ataque
Ação Imediata Interrupta Explosão de Contato 1
Alvos: Todas as criaturas na explosão.
Ataque: +6 vs. Reflexos
Acerto: 3d6+4 dano flamejante.
Contramedidas
• Não ler o que está escrito.
• Um personagem pode tentar desfazer o feitiço lançado sobre o livro. Para é preciso de 4 sucessos antes de três falhas de Arcanismo CD 20. Sucesso desativa o feitiço. Falha faz o livro explodir, realizando seu ataque.
• Um personagem pode atacar o livro (CA 8, outras defesas 5; 5 PVs; resistência 5 tudo). Caso erre ou não o destrua com um único ataque, o filho explode, realizando seu ataque.

Como assim? Armadilha Minion?

Sim, elas existem! assim como os monstros lacaios (minions), quatro dests armadilhas equivalem a uma armadilha de mesmo nível. Elas são lacaios quando seus ataques são desativados após o primeiro. Para evoluíla, use as mesmas dicas no livro do mestre para o aumento e decrésimo de nível dos monstros. Para o dano, use o tipo de dano mínimo (low damage) da tabela de danos limitados (limited damage) e aumente as CDs de acordo com o nível na tabela das CDs do livro, mas sempre adicionando +3 na CD de Arcanismo e +5 na CD de Intuição.

Novo Ritual

Livro Explosivo
Engane seus inimigos com ele, ou simplesmente atire-o e veja seus adversários explodirem.
Nível: 5                                 Custo de Componentes: 50 PO
Categoria: Outro             Preço de Mercado: 200 PO
Tempo: 10 minutos       Perícia Chave: Arcana ou Religião (sem teste)
Duração: Permanente até ser explodido.
Você cria um livro que explode quando alguém o abre e começa a ler, igualmente a armadilha Livro Explosivo. A diferença é que o livro pode ser jogado em seus oponentes (distância 5/10, o quadrado do alvo será o ponto de origem de uma explosão restrita 1; +6 vs. Reflexos; 3d6+ metade do modificador de Inteligência ou Sabedoria do conjurador; ataca todos dentro da explosão).

Sugestões

  • Para os encontros na biblioteca, misture com alguns construtos ou similares, como gárgulas, golens, homúnculos e etc. Se quiser pode também usar estas criaturas do Tomo 4e, apenas ajuste o nível de acordo com seu gosto.
  • Se quiser colocar itens mágicos na biblioteca, uma dica seria colocar estes novos livros mágicos do Aldetoron.
  • O Rolando 20 fez uma armadilha bem bacana, pode ser um bom desafio dentro da Biblioteca do Lorde Gaimann.
  • O Demonomicon do Ooze poderia ser usado como peça chave em sua campanha. Os inimigos poderiam tentar pegá-lo e os jogadores teriam de impedir, por exemplo. Recomendo, e muito, aumentar o nível das criaturas e da armadilha caso deseje usá-los, principalmente pelo fato do livro ser um artefato épico.
  • Procure fazer algum enigma ou fazer com que os jogadores precisam de alguma informação contida nos livros do Lorde Gaimann, pode ser uma informação vital para o sucesso na campanha ou aventura.
  • Para o encontro com o elemental de livros, sugiro que coloque alguns obstáculos, fazendo com que os jogadores fiquem próximos da criatura, mas sem exagerar.
  • Para encontros com os zumbis, coloque vários deles e faça os jogadores ficarem surpresos com as artimanhas que eles usam em combate. Tente colocar ambos os dois tipos, ou então o escaramuçador junto de alguma criatura que dê penalidades ou ajuste os pjs no combate. Para o artilheiro, coloque monstros que se beneficiam de vantagens de combate.

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10 Responses to “Biblioteca do Lorde Gaimann – Iniciativa 4e”


  1. março 6, 2009 às 7:58 pm

    Fiquei em dúvida no caso dos zumbis arcanistas. Eles tem inteligencia para atacar e soltar magias certo? O problema é que essa inteligencia mínima é acima da média para um humano normal. Então eles seriam capazes de bolar planos complexos e até ter certas idéias. Seriam legais como boss, vc testou eles como minions?

  2. março 6, 2009 às 8:13 pm

    bom, a idéia que quiz passar da capacidade de conjurar magias, é o fato de ele compreender como usar as palavras mágicas que estão imbuidas no corpo dele, através dos inúmeros pergaminhos enrolados e pelo ritual de invocação de mortos-vivos, não que ele pudesse conjurar qualquer magia e compreendê-la como se fosse um mago. O fato da inteligência ter valores mais altos refletem isso. Eles apenas pensam dentro dos limites impostos por seu conjurador, que normalmente é em relação ao combate ou alguma tarefa simples, a menos que ele (o conjurador) decida criar um zumbi arcano com capacidades aprimoradas.

    espero ter sanado sua dúvida ^^

  3. março 6, 2009 às 8:14 pm

    tem um morto-vivo mto próximo dele no 3.0. O Spellstiched, só que no caso ele tem os escritos arcanos no próprio corpo. Recomendo uma leitura. Obrigado por sanar a dúvida ^^

  4. março 8, 2009 às 5:58 pm

    Caramba, ficou inspirado, hein! Faz um lugar comleto com background e tudo. Muito bom!


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