20
mar
09

Ep2. Cerco no Forte de Baern – Parte 1

Domingo passado mestrei a primeira parte (sessão) do segundo episódio (aventura) da campanha A Corte das Sombras. Foi uma sessão mais interpretativa do que combativa, mas foi muito divertida.

Personagens

  • Ajax – Draconato guerreiro nível 2 (Battlerager Vigor).
  • Berian – Meio-elfo senhor da guerra nível 2 (Inspiring Presence).
  • Cyrax – Tiefling patrulheiro/ladino nível 2 (Two-Blade Style).
  • Link – Eladrin mago nível 2 (Staff of Defense).

História

Capítulo 1 – Dias de Descanso

Nossos quatro heróis, agora nomeados pessoalmente pelo Lorde Van Laurent como Cavaleiros de Rio Agreste, título nobre concebido àqueles considerados confiáveis e fiéis a corte real. Após as grandes festividades de mais uma vitória para Rio Agreste e o resgate dos valiosos artefatos do Salão do Valor, o qual possuem um valor histórico inestimável para a cidade, definitivamente puderam desfrutar de ótimos dias tranquilos aclamados como heróis.

Durante essa cruzada de dez cavalgadas – uma semana de dez dias – Cyrax pagou a reforma da taverna Bafo de Dragão, o qual fora devastada em um combate do grupo contra os goblins invasores, para seu tio camarada Naireb Sharik. Berian, o agora Monge de Khrono, passou estas cavalgadas com constante treinamento e dedicação fervorosa a seu Deus da Ordem. Link, o eladrin mago, descansou enquanto lia a fazia pesquisas sobre a região, mesmo trabalho que seu pai, um arqueólogo fazia. E Ajax, o draconato lâmina-de-aluguel, ajudou a unidade militar da cidade em ataques contra goblins remanescentes nas fronteiras de Rio Agreste. Tudo esteve tão perfeito para todos, exceto por um detalhe…

Boatos eclodiram sobre uma invasão orc nas terras do norte. Brindol, a cidade indestrutível, enviou um chamado às armas para todo cidadão corajoso suficiente para ajudar toda Altaross. Sir Jeffrey, um meio-elfo chefe do Conselho de Defesa de Rio Agreste, eviou uma carta aos Cavaleiros, com um pedido de ajuda. Na Guarnição, Jeffrey pediu em nome do Lorde que eles ajudassem Brindol a repelir o ataque orc, assim Rio Agreste daria bons votos de fé e aqueceria a aliança com Brindol. Os Cavaleiros aceitaram a proposta.

Capítulo 2 – Viajando Novamente

Fora combinado dos Cavaleiros se encontrar com Anders, o anão mensageiro de Brindol, na praça do Mercado, de onde partiriam para Sela Longa, pequena cidade ao norte de Rio Agreste.

Chegando no lugar, eles viram um grupo de aventureiros que assim como eles, atenderam ao chamado às armas. Dois deles possuem conhecimentos de patrulha, um humano de cabelo escuro portando duas gladios e um grande arco, em cima de seu cavalo; e um elfo de cabelo comprido e castanho, sentado próximo ao vagão de mercadorias segurando seu arco longo. Também haviam dois homens de armas, um humano de cabelo bem cortado escuro que usava uma armadura de cota de malha; e um anão de barba castanho com uma cota de malha, um machado e um capacete de chifres, que estava conversando com os outros anões mercadores que seriam escoltados.

Após uma rápida apresentação, os Cavaleiros pegaram seus garanhões e partiram em viajem escoltando os dois vagões mercantis para fora do Portão Norte.

Após uma viagem tranquila entre as Colinas Lunares, eles chegam as planícies de Sela Longa.

Capítulo 3 – Confusão em Sela Longa

Chegando em Sela Longa, uma cidadezinha fazendeira e especialista na criação de ótimos cavalos, os Cavaleiros decidem arranjar um local para se hospedar, pois já estava escurecendo. Cyrax, Link e Ajax decidem dar uma passeada numa taverna-estalagem próxima do centro da cidade, enquanto Berian fora obter informações com os cidadãos sobre os ataques orcs que vêm ocorrendo nas regiões após Brindol.

Cyrax decide se juntar com um grupo que estava jogando um jogo de cartas, apostando 30 peças de ouro. A situação começa a ficar tensa para todos, pois o jogo está muito disputado, eis que Cyrax tem a idéia de usar os conhecimentos mágicos de seu meio-irmão para obter vantagem no jogo. Link consegue ajudar Cyrax, mas um humano de cabelos longos vê a tentativa e denuncia Cyrax.

Uma discussão começa quando Link usa uma magia para fazer aparecer cartas dentro da manga deste humano. Em meio o caos de vozes bravas, Cyrax pega todas as moedas e guarda em seus bolsos ocultos em sua armadura de couro reforçado e dispara correndo. Todos os apostadores correm atrás dele e mais alguns clientes da taverna também, aqueles que não toleram este tipo de encrenca. Uma perseguição em meio as casas de Sela Longa se inicia, Cyrax tenta se esconder de todo o jeito, mas as ruas não são tão estreitas quanto em Rio Agreste, sendo difícil seu ocultamento. Ele consegue usar um caminho para voltar até a taverna. Ele corta a corda que amarrava seu cavalo e salta nele, fugindo para fora dos portões da paliça que envolve a cidadezinha.

Fora da cidade, Cyrax se vê obrigado a dormir próximo a uma árvore, pois os portões só abrem de manhã, e por não ter conseguido convencer o guarda.

Capítulo 4 – Seres Misteriosos

Ajax, Berian e Link se hospedam e vão dormir em seus quartos não muito aconchegantes, enquanto Cyrax está no meio do mato, nada que não estivesse acostumado.

O tiefling percebe uma movimentação próxima do portão de humanóides. Ele se aproxima e vê que são três humanóides encapuzados, um deles desembainha sua espada curta:

– Você não viu isso, se alertar qualquer um, sua cabeça rolará na escuridão. Sussurra o misterioso com uma voz ríspida e intimidadora.

Cyrax deixa eles escalarem o portão com uma velocidade sobrenatural e decide esperar para avisar o guarda. Após alguns minutos, ele grita para o portão, incomodando o guarda que estava tranquilo em seu canto.

– O que você quer seu bastardo? Fala o guarda furioso.

– Exijo que me deixe entrar, vi algumas pessoas escalarem seu portão, sou um Cavaleiro de Rio Agreste, tenho total direito!

O guarda profere uma risada e fala:

– E eu o dono dessa cidade, conta outra muleque! Você só vai entrar quando o portão estiver aberto pela manhã, agora suma daqui!

Cyrax espera o guarda se distrair e decide escalar o portão também.

Capítulo 5 – Ataque Noturno

Assassino

Link interrompe sua meditação após ouvir alguns estalos vindo de sua janela. Relutante, ele a abre e quando olha para cima, um sujeito de vestes negras o acerta com o cabo de sua espada. Link despenca da janela e cai do segundo andar.

Berian se acorda com alguém abrindo a porta de seu quarto e Ajax se levanta após alguém arronbar sua porta. Ambos os sujeitos misteriosos saltam para cima de Ajax e Berian, fazendo movimentos rápidos e enganadores, para desferir golpes mortais. Os sons de aço e pancadas nas paredes acordam a vizinhança.

Após se levantar, Link percebe que o sujeito está próximo, com uma espada curta em punhos. O homem, agora sem o capuz, é um humano de estatura média e cabelo negro bem cortado, sua pele é muito clara. Ele sussurra com uma voz assustadora:

– Sei quem é você eladrin, morrerá agora junto de seus amigos, Link!

O assassino faz movimentos rápidos e se esquiva de um dardo mágico, acertando um golpe certeiro de sua espada curta próximo do estômago de Link. O eladrin sente o terrível golpe e começa a fraquejar. Link profere um encantamento arcano e conjura sobre seu inimigo, fazendo o ficar inconsciente imediatamente. Ele olha para a multidão de pessoas apavoradas e grita:

– Alguém, me arrume uma corda, preciso amarrá-lo!

Na taverna, Berian consegue repelir vários golpes e desferir outros certeiros, o assassino sente-se encurralado e decide saltar pela janela. Com uma velocidade e força surpreendente, ele passa pelas defesas de Berian e salta, caindo no chão em pé. O outro, já amarrado, consegue se livrar do encantamento e fala para o outro assassino desistir do plano, o mandou fugir. Ele parece ser o líder.

Ajax luta bravamente, errando muitos golpes, mas repelindo a maioria de seu adversário. Com um deslize, Ajax consegue um golpe certeiro, seu machado corta profundamente o peito do assassino, derrubando-o ao chão. O draconato percebe que seu adversário muda de aparência, ficando careca e tendo a pele albina. Berian manda Ajax descer para ajudar Link, enquanto Berian salta da janela.

Berian não consegue se manter equilibrado ao alcançar o chão e cai vergonhosamente, Cyrax aparece próximo a Link, com suas espadas desembainhadas. Como um relâmpago, Cyrax e Berian flanqueam o adversário, ele se esquiva dos golpes de Berian, mas Cyrax o acerta com suas duas armas, provocando muitos ferimentos no sujeito. Ele decide fugir, mas não consegue se movimentar rápido suficiente devido seus muitos cortes, Cyrax salta e empala sua espada curta no pescoço do infeliz. Ele morre agonizando de dor.

O assassino morto por Cyrax também muda de aparência. Link investiga e percebe que se tratam de doppelgangers, criaturas que podem assumir várias formas. Eles interrogam o que aparenta ser o líder e descobrem que foram enviados para assassiná-los, pois eles acreditam que os Cavaleiros são aliados a Mão Vermelha.

Berian leva o assassino para a prisão e todos, após tratar dos ferimentos, voltam a descansar. Terão um dia longo, atravessar a Floresta das Noites Insones não será fácil.

Capítulo 6 – Atravessando a Floresta

O grupo parte mais uma vez em viajem e deixam Sela Longa. Após algumas horas de viagem pelas planícies, eles adentram a Floresta das Noites Insones, um lugar que se diz abrigar terríveis criaturas.

Após uma tortuosa cavalgada pela imensidão verdejante, Anders decide que é melhor acampar. É perigoso viajar durante a noite, atraem muita atenção. O grupo encontra uma clareira e montam suas barracas.

Pedro, o humano patrulheiro, se mescla entre as árvores para ficar de vigia. Passado um tempo, ele avisa Berian de que viu uma movimentação nas redondesas, é melhor avisar os outros.

Berian corre para os outros aventureiros e os avisa do provável perigo. O que será que os aguarda na floresta?

Reporte da Sessão

Encontros

  1. Tivemos apenas um encontro se desconsideramos a perseguição dos furiosos atrás de Cyrax. Foi um encontro relativamente fácil e os jogadores tiveram muita sorte. Ajax quase não foi acertado, pois o doppelganger tirava valores muito baixos, que mesmo que Ajax quase não o acertasse também pelo mesmo motivo, quando o fazia, causava 1d12+5 de dano. O grupo está melhor, usando elementos do cenário e estratégias  a seu favor do que simplesmente se aproxima e bater no alvo. Se Cyrax tivesse desde o início, eles teriam acabado com os inimigos em pouquíssimas rodadas.

Observações

  • O grupo gosta muito de interpretar, a excesão do jogador do Link, e isso é muito bom! Estou avaliando cada vez mais a presença de skill challenges interpretativos, pode ser que dê muito certo.
  • Consegui agilizar os encontros em meu jogo. O encontro combativo desta sessão foi em torno de 8 rodadas, mas foi bem rápido os turnos. Acho que os jogadores estão se familiarizando muito bem com as regras.
  • Não consegui descrever tão bem quando a última sessão, apesar de minha interpretação ter sido melhor, preciso me aprimorar para as próximas sessões.
  • As sessões estão demorando demais, estamos avançando pouco na história. Alguma coisa está atrasando o grupo. Acho que algum ou alguns jogadores estão demorando muito para pensar em suas ações.

E aí galera, qual a opinião de vocês sobre sessões puramente sem encontros combativos?

Anúncios

2 Responses to “Ep2. Cerco no Forte de Baern – Parte 1”


  1. março 22, 2009 às 11:19 pm

    Bom, pra mim uma boa partida de D&D é 50% combate, 50% role play, com variações. Uma sessão sem nenhum combate ia ser meio estranha pra mim, pessoalmente.

    No entanto, já joguei várias mesas de RPG sem combate nenhum na sessão, em outros sistemas, e acho legal sim, pode funcionar muito bem.

  2. abril 3, 2009 às 7:42 pm

    A verdade é que o jogador típico de D&D não aguenta uma sessão sem combates, já que o sistema todo é voltado para isso. Tentei fazer isso em GURPS e não gostaram, e olha que foi uma aventura boa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


 

Calendário

março 2009
D S T Q Q S S
« fev   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Licensa

Creative Commons License
Castles & Dragons

Visitas

  • 32,434 hits

%d blogueiros gostam disto: